sábado, 6 de dezembro de 2014

Imagem viaja de Canindé (CE) a Codó (MA) hoje

Canindé. Com o tema: "Com Francisco aclamemos a paz", ficou definida a programação que vai receber a imagem de São Francisco, um dos maiores símbolos religiosos da Basílica de Canindé, no Ceará, na cidade de Codó no Estado do Maranhão.
Desde sua chegada ao Santuário, em 1775, essa é a primeira vez que a imagem deixa solo canindeense para uma peregrinação de dois dias a outro Estado nordestino. Ela nunca sai nem sequer para cidades da região.
O evento, que terá a imagem do santo franciscano, ocorrerá hoje e será marcado por uma grandiosa procissão pelas ruas da cidade. Antes da chegada do santo, foram realizadas reuniões com os fiéis para a festa que tem como Lema: "Volte Francisco, a esta terra trazendo Cristo de volta".
Na reunião do último domingo, que contou com a equipe da Paróquia, coordenada pelo padre Francineuton Santos, o coordenador da Romaria, Araújo Neto, e o empresário Francisco Carlos de Oliveira, ficou definido pelos devotos de São Francisco que a imagem peregrina sairá em procissão do Aeroporto Magalhães de Almeida, às 16 horas até a igreja de São Francisco na Avenida 1º de maio, com previsão de chegada às 18 horas. Após o cortejo religioso será celebrada uma missa campal e em seguida adorações ao santo mais popular do mundo. Serão 13 horas de viagem.
O evento religioso é uma promoção do FC Oliveira em parceria com a Paróquia de São Francisco e a Basílica de Canindé. A ideia se deu em razão da não participação dos romeiros, neste ano, nos festejos do santo ocorrido em outubro em Canindé, quando cerca de 1.500 romeiros foram impedidos de seguirem viagem quando chegaram a Teresina, no Piauí. A Polícia Rodoviária Federal não permitiu a passagem das carretas pau de arara e a romaria teve que voltar para Codó.
Desde então, o empresário Francisco Carlos de Oliveira se comprometeu com os romeiros de que teriam em Codó um evento religioso para aqueles que iriam pagar suas penitências na cidade santuário de São Francisco e com a presença do santo numa procissão. O empresário está participando de forma presencial dos encontros e tem cuidado pessoalmente dos detalhes da programação que vai culminar com a recepção da imagem de São Francisco em Codó pelos romeiros.
"Bendita louvada seja a Santa Romaria. Bendito, o povo que marcha tendo o Cristo como guia". Esta é uma estrofe do cântico Bendito dos Romeiros da Terra.
Em Canindé está situado um dos mais importantes santuários franciscanos dedicados a São Francisco de Assis no mundo. É um grande centro de peregrinação que recebe anualmente milhares de devotos, romeiros e visitantes, numa expressão viva da fé, religiosidade e cultura popular do Nordeste.
A história das peregrinações remonta à época em que os judeus piedosos seguiam para Jerusalém, como naquela que Jesus participou aos seus 12 anos. Os cristãos realizam suas peregrinações a Roma para visitar os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, o que deu origem à palavra "romaria".
Em todas as religiões existem santuários, lugares e templos sagrados, para onde se dirigem os devotos em busca de participar do sagrado, de suas bênçãos, de suas graças, de seus milagres.
Nos sertões de Canindé, onde está localizado esse santuário, já são 256 anos das origens da devoção ao Santo das Chagas, quando, em 1758, foram feitas as primeiras missões pelos terciários franciscanos.
Neste ano 2014, durante o período dos festejos de São Francisco, muitas romarias que utilizam como meio de transporte o pau de arara, há várias décadas, não conseguiram chegar a Canindé, devido às exigências dos órgãos governamentais de trânsito. Por esse motivo, muitos devotos deixaram de vivenciar e expressar sua fé, cumprir suas promessas, fazer agradecimentos e pedidos ao santo.
A comunidade franciscana de Canindé como um ato de amor, respeito, solidariedade e gratidão a seus romeiros, organizou a visita peregrina à cidade de Codó, Maranhão, oficializada para hoje, 6 de dezembro. A visita peregrina que vinha sendo proposta nos últimos meses, teve sua programação religiosa definida na reunião da equipe do conselho de estrutura do Santuário, no último dia 24 de novembro, juntamente com os frades João Amilton e Jean Souza.
A caravana com a equipe do Santuário e Paróquia, contando com a representação de frades e religiosas, equipes de estrutura e do conselho paroquial, liturgia, acólitos, músicos, ministros da Palavra, comunicação (Rádios, Web TV e Jornal), membros de pastorais e grupos, e seguranças, deixou o Convento dos Franciscanos na madrugada de hoje, sábado.
Os romeiros aguardam ansiosos e com muita alegria por esta visita peregrina na tarde de hoje. A programação em Codó terá procissão, Santa Missa e exposição da imagem de São Francisco aos devotos. Concluindo a programação religiosa, o retorno da imagem de São Francisco e da equipe do Santuário a Canindé tem previsão de retorno para o dia 7 de dezembro.
Essa será a segunda visita que o Santuário de São Francisco das Chagas realiza a seus romeiros. A primeira aconteceu no dia 4 de julho de 2013, quando a comunidade União São Francisco, nas cidades de Teresina (PI) e Paruá (MA) receberam as visitas do pároco e reitor Frei João Amilton e do frade Pedro Júnior, da Ordem dos Frades Menores. A Reportagem do Diário do Nordeste é a única do Ceará, que acompanha a caravana. O Prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, também seguiu viagem para o Estado do Maranhão, na madrugada desde sábado.
Antônio Carlos Alves
Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário